BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

FELIZ ANIVERSÀRIO, PAPAI !

Meu pai era um homem bonito, charmoso, inteligente, alegre. Cativou minha mãe com sua pose de homem distinto.
Ela dizia que achava bonito até o jeito dele segurar o cigarro entre os dedos. Aprendi com ele os comportamentos de etiqueta: sentar, comer, falar. Ele tinha classe! Fisicamente sempre fui muito parecida com ele. A primeira palavra que aprendi a falar foi: Papai...isso depois de tanto minha mãe ensinar-me a falar: mamãe!!! Na minha adolescência ele se tornou meu confidente, contava tudo para ele em conversas intermináveis, ele brincando dizia para minha mãe: "Chama a menina aí!" Ríamos os tres. Tínhamos nossos filmes que assistíamos juntos, o mais marcante foi Maverick. Tinha muitos amigos e sempre fazia questão de levá-los em casa, principalmente os italianos para comerem a macarronada especial que mamãe e ele preparavam. Eu amava aquela cantoria que se seguia após o almoço. Minha mãe dizia que ele era o único italiano que ela conhecia que não sabia cantar, nisso puxei dele também....rsrs. Não cantava, mas parlava molto bene. Quase tudo que sei aprendi com ele. Sabia geografia melhor do que muitos professores que conheci, e gostava de ensinar aos netos. O mais velho, o Júnior, aprendeu mais com ele do que com a escola. Era um fanático do Palestra Itália, grande torcedor do Palmeiras, que acabou simpatizando-se com o Corinthians por causa do neto caçula, João Alexandre, a quem chamava de campeão! Ah! Papai! Quanto sofreu com a neta mais velha, Silvia Regina, a especial. Na hora do sofrimento ele colocava a filha dele em primeiro lugar, não conseguia entender sua filha caçula, aquela menina sempre risonha, a quem carinhosamente chamava de Tico-tico passar por aquele carma. Acabou entendendo e aprendeu a amar esa neta tão especial em nossas vidas. A neta Luciana que nasceu doentinha, ele dizia : Vc vai ficar muito bonita!!! E ficou mesmo! A neta Patrícia, ele chamava de Índia, por causa dos traços e tinha muito orgulho dela! Foi um bom pai e avô. Ajudou a criar os netos. Foi um marido apaixonado, orgulhoso, incentivador. Foi....foi....mas, ficou em nossos corações, fazendo parte de nossa vida para sempre!


2 comentários:

Ana Maria disse...

Emocionante seu texto, sua homenagem ao papai, emocionante a linda foto dele, emocionante as lembranças que vc traz à tona, emocionante tudo!
Como essas recordações não saem da nossa memória, não? Estão vivas como se o tempo não tivesse passado.
Também me lembro de tanta coisa, tantas cenas, tantas brincadeiras juntos, tantas risadas...
Quando me lembro que, quando criança, só ele conseguia pentear meu cabelo...comprido e emaranhado de nós...que paciência era aquela?
Ele achava lindo aquele cabelo , dizia que era igual da minha avó, mãe dele. Depois de pentear, nossa, como a lembrança está presente, ele pedia que me afastasse um pouco e dizia: " O papai quer ver se está bom. Ah, está sim...está lindo!"
Fomos felizes, tivemos a infancia recheada de amor, de carinho e de felicidade...
Só uma coisa, pai: não precisava ir embora pra junto de Deus, no exato dia em que seu neto, a quem o senhor dedicou um amor extremo, completava dezoito anos.
Será que o senhor achou que dessa forma, ele jamais o esqueceria?
Como esquecer esse avô que marcou de forma definitiva, a vida do neto, as nossas vidas?
Parabéns pelo aniversário que completaria no proximo dia 10

johan disse...

Privilégio o seu. Abençoado convívio que tanto enriquece a vida e dá sabor especial a palavra saudade. Parabéns